Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Crise da zona do euro é maior risco para economia global:ONU

Por Da Redação 7 jun 2012, 13h42

NAÇÕES UNIDAS, 7 Jun (Reuters) – A crise de dívida na zona do euro é o principal perigo para a economia global e qualquer piora provavelmente vai gerar um crescimento mundial ainda mais fraco, disse a ONU na quinta-feira em um relatório.”A crise de dívida na zona do euro continua sendo a maior ameaça para a economia mundial”, diz a Organização das Nações Unidas (ONU) em uma atualização de seu estudo “Situação Econômica Mundial e Previsões para 2012”.

“Uma escalada da crise provavelmente estaria associada com uam turbulência severa nos mercados financeiros e um momento agudo na aversão ao risco, o que levaria a uma contração da atividade econômica nos países desenvolvidos e alcançaria os países em desenvolvimento e as economias em transição”, disse o estudo.

“Depois de uma forte desaceleração em 2011, o crescimento global provavelmente continuará morno em 2012, com a maioria das regiões se expandindo a um ritmo abaixo do potencial”, acrescenta.

Segundo o relatório, projeta-se que o produto bruto mundial crescerá 2,5 por cento em 2012 e 3,1 por cento em 2013, após um crescimento de 2,7 por cento em 2011, o que é uma revisão apenas um pouco abaixo das estimativas anteriores.

O texto indica também que continua existindo uma crise de desemprego em nível mundial, com taxas de acima dos níveis pré-crise e um desemprego na zona do euro que cresce rapidamente.

AG(Reporting By Adriana Garcia)

Continua após a publicidade
Publicidade