Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Crescimento dos EUA no 3º tri é revisado para 3,9%

Primeira estimativa apontava para um avanço de 3,5%. Revisão reflete um aumento nas projeções de gastos de consumidores e empresas

Por Da Redação 25 nov 2014, 11h35

(Atualizado às 12h45)

Os Estados Unidos tiveram um crescimento maior que o previsto no terceiro trimestre deste ano, de acordo com a segunda estimativa do Departamento de Comércio. Neste terça-feira, a entidade elevou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) do período para uma taxa anual de 3,9%, ante os 3,5% divulgados no mês passado, refletindo revisões para cima de gastos de consumidores e empresas.

Leia mais:

Petrobras confirma que foi notificada por regulador dos EUA

Atividade econômica dos EUA mantém expansão moderada, diz Fed

O cálculo do governo sobre a evolução do PIB entre julho e setembro superou as expectativas dos analistas, que tinham previsto um crescimento de 3,3%. No segundo trimestre, o PIB teve expansão de 4,6% (dado revisado), após mostrar contração nos primeiros três meses do ano.

O desempenho dos últimos dois trimestre representou o melhor resultado em seis meses desde o fim de 2003. Além disso, o número revisado do terceiro trimestre (3,9%) foi o quarto dos últimos cinco trimestres em que a economia registrou uma taxa de crescimento superior a 3,5%.

Sinais de recuperação econômica podem elevar expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, comece a elevar suas taxas de juros de curto prazo em meados de 2015. O Fed vem mantendo sua principal taxa de juros perto de zero desde dezembro de 2008.

(Com agência Reuters e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade