Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crescimento da economia brasileira desacelera, indica IBC-Br

Na comparação anual, prévia do PIB registrou alta de 1,63%

A economia brasileira registrou forte desaceleração em fevereiro, apesar de ter marcado o segundo mês seguido de expansão. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) desacelerou para 0,24% em fevereiro na comparação com janeiro, quando teve expansão de 2,35%. Na comparação anual, o indicador, considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 1,63% e, no acumulado de doze meses, a alta foi de 2,41%.

A prévia do PIB fica abaixo da expectativa de pesquisa realizada pela agência Reuters, cuja mediana de 23 projeções apontava alta de 0,3 por cento.

Leia também:

Balanço do governo Dilma: 23 pacotes econômicos e um pibinho

Inflação acelera em março e acumula 6,15% em 12 meses

Cenário – A avaliação geral dos agentes econômicos é de que a economia brasileira vai desacelerar neste ano. A Pesquisa Focus mostra, por exemplo, que a expectativa dos economistas é de expansão de 1,65% do PIB em 2014. No ano passado, o crescimento foi de 2,3%. O cenário de atividade mais fraca neste ano acompanha a escalada da inflação, que levou o BC a aumentar a taxa básica de juros para 11%, afetando ainda mais o consumo devido ao encarecimento do crédito.

Por outro lado, a produção industrial brasileira avançou 0,4% em fevereiro, o segundo mês consecutivo de alta, enquanto as vendas no varejo também tiveram resultados positivos nos dois primeiros meses do ano.

(com agência Reuters)