Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cresce confiança dos bancos nas PMEs, diz BID

Segundo estudo feito BID em parceria com a Felaban, 89% dos bancos aumentaram a oferta de empréstimos a pequenas empresas

Estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Federação Latino-Americana de Bancos, feito com 106 bancos da região, mostra que a confiança das instituições financeiras nas pequenas e médias empresas da América Latina aumentou no último ano. O estudo mostra que 89% dos bancos aumentaram a oferta de empréstimos às PMEs com prazos superiores a três anos.

Segundo o levantamento, todos os bancos grandes, 87% dos médios e 72% dos pequenos possuem uma área ou gerência dedicada ao segmento das PMEs – e 77% dessas entidades esperam um crescimento da carteira PME em relação à sua carteira total.

O BID destaca o salto no investimentos que os bancos têm feito em publicidade nos meios de comunicação para se aproximarem das PMEs. Em 2012 o investimento para atrair o segmento aumentou cerca de 30% em todos os segmentos da mídia, em relação a 2011.

Contudo, a pesquisa também aponta que travas regulatórias e tributárias continuam impedindo as pequenas empresas de prosperarem.