Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Credores dizem que Grécia cumpriu metas de 2012, mostra documento

Documento foi apresentado pela troika a representantes do Ministério das Finanças da Alemanha e pavimenta caminho para novo pagamento de parcela de ajuda à Grécia

Os dados finais do orçamento da Grécia deverão mostrar que o país cumpriu as metas impostas por seus credores no programa de ajuda financeira internacional, pavimentando o caminho para o pagamento da próxima parcela de ajuda à Atenas, de acordo com um documento do Ministério das Finanças da Alemanha obtido pela pela Dow Jones.

O documento foi apresentado pelo Ministério das Finanças da Alemanha ao Parlamento nesta terça-feira para informar os formuladores de políticas públicas sobre a discussão na reunião de ministros das Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, em 11 de fevereiro, e na reunião de ministros das Finanças da União Europeia, no dia seguinte.

O texto afirma que os representantes da troika – grupo de credores que inclui a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) – atualizaram o Eurogrupo sobre a política fiscal e orçamentária da Grécia.

“Supõe-se que as metas do programa de 2012 foram atendidas”, disse a troika ao Eurogrupo, de acordo com o documento. “A troika vê a Grécia no bom caminho para alcançar a etapa em fevereiro para o pagamento da próxima parcela” do empréstimo.

A prestação de 2,8 bilhões de euros (3,7 bilhões de dólares) foi aprovada em dezembro com a condição de que as metas de 2012 fossem cumpridas.

Leia também:

Governo diz que Grécia cumpriu meta orçamentária de 2012

Grécia pode precisar de novos empréstimos, diz FMI

(com Estadão Conteúdo)