Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crédito para veículos atinge R$ 199,3 bi em outubro

Por AE

São Paulo – O saldo total da carteira de crédito para o financiamento de automóveis em outubro somou R$ 199,4 bilhões, o que representa um crescimento de 7,3% no ano, segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Já o total de crédito do Sistema Financeiro Nacional aumentou 14,1% no período.

O presidente da entidade, Décio Carbonari de Almeida, destaca que as novas medidas promovidas pelo Banco Central, para impulsionar as vendas no fim de ano, levam a Anef a acreditar em um crescimento de 10% neste ano.

Segundo a análise trimestral da entidade, sobre o escoamento de vendas em setembro, as vendas à vista representaram 39% do total de veículos e comerciais leves comercializados. A opção pelo CDC foi de 48% dos compradores e o Consórcio ficou com 7%. A modalidade Leasing, teve 6% de adesões.

A entidade informou ainda que o saldo de inadimplência no CDC de veículos para pessoa física, acima de 90 dias, ficou em 4,7% no mês, alta de 0,3 ponto porcentual em relação ao período anterior. “Esta situação no financiamento de veículos ainda fica abaixo do índice de atraso total de empréstimos para pessoas físicas que é de 7,1%. A expectativa é que essa trajetória comece a mudar nos meses iniciais de 2012”, disse o presidente, em comunicado.

Já a taxa de juros ficou estável em relação a setembro, com 1,53% ao mês. Nos novos contratos, os planos de financiamento fecharam com a média de 41 meses, sendo que o prazo máximo oferecido permaneceu em 60 meses neste semestre.