Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Correção: Produção de celulose deve somar 14,2 mi de t

Por André Magnabosco

São Paulo – A nota enviada anteriormente contém uma incorreção. A projeção de incremento na produção para 2011 apontava expansão de 6% a 7%, e não como constou. Segue o texto corrigido:

A indústria brasileira deve encerrar 2011 com uma produção total de 14,2 milhões de celulose e 9,8 milhões de toneladas de papéis, ambos estáveis na comparação com o ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). O resultado do setor nos dois segmentos ficou aquém do previsto pela entidade no final de 2010, quando as perspectivas apontavam para aumento consolidado de 6% a 7%.

Apesar do resultado mais fraco do que o esperado, os números podem ser considerados positivos diante do cenário adverso da economia mundial, segundo a presidente da Bracelpa, Elizabeth de Carvalhaes. “Todos os nossos concorrentes internacionais vão apontar indicadores em queda. Falamos em retração de consumo, produção e exportação”, afirmou a executiva, que realiza neste momento entrevista coletiva para apresentar os números do setor em 2011.

As exportações do setor devem alcançar US$ 7,2 bilhões até o final do ano, uma expansão de 6,4% em relação ao ano passado. Até outubro, as exportações somaram US$ 6 bilhões. “É um número importante diante do câmbio e da demanda reduzida dos importadores (dos produtos brasileiros)”, disse.