Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Consumo industrial de energia sobe 2,3% em abril-EPE

SÃO PAULO, 24 Mai (Reuters) – O consumo de energia elétrica total no Brasil subiu 5,9 por cento em abril ante o mesmo mês do ano passado, mostrando o maior patamar de consumo desde outubro de 2011, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quinta-feira.

O país consumiu 38.161 gigawatts-hora (GWh) em abril enquanto que a indústria respondeu por 15.691 GWh desse total no período, um aumento de de 2,3 por cento ante abril de 2011.

No ano, o consumo total do país cresce 4,4 por cento e a indústria acumula aumento de 2,5 por cento na demanda.

“No segmento industrial o crescimento foi devido, principalmente, à incorporação de novas cargas ocorridas no segundo semestre de 2011, materializando a maturação de projetos industriais cujas decisões de instalação já haviam sido tomadas”, informou a EPE, sobre projetos que estão localizados no Norte e Centro-Oeste, na área de mineração de cobre (Pará) e segmento de ferroligas (Pará e Goiás), entre outros.

Na região Sudeste, o crescimento do consumo industrial foi de apenas 0,4 por cento em abril e ainda registra uma retração de 0,4 por cento no acumulado do ano.

Já as residências e o comércio continuaram com fortes crescimentos na demanda por energia elétrica em todas as regiões, e tiveram crescimento de 7,3 por cento e 9 por cento, respectivamente, em abril ante mesmo mês do ano passado.

O principal aumento no consumo residencial ocorreu na região Norte (12,9 por cento), área que também liderou o aumento da demanda do segmento de comércio (13,9 por cento).

As outras regiões, no entanto, continuam apresentando forte crescimento dessas classes de consumo, de acordo com a EPE.

(Por Anna Flávia Rochas)