Clique e assine a partir de 9,90/mês

Consumo de energia cresce 4,5% em julho, aponta ONS

Na relação com junho, houve alta de 1,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o sistema apresentou uma variação positiva de 3,6% em relação a 2012

Por Da Redação - 5 ago 2013, 15h49

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta segunda-feira que o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 4,5% em julho, na comparação com o mesmo período de 2012. Na relação com junho, houve alta de 1,3%. No acumulado dos últimos 12 meses, o sistema apresentou uma variação positiva de 3,6% em relação a 2012.

“A variação da carga no mês de julho de 2013 foi influenciada principalmente pelo desempenho da carga do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, cujo comportamento da indústria continua não apresentando uma dinâmica de recuperação bem definida”, informou o relatório. O ONS destacou a taxa de crescimento do subsistema Norte, provocada pela integração de Manaus ao sistema interligado, com reflexo também na taxa de crescimento.

Leia ainda: Redução da conta de luz pode custar R$ 6,7 bi

No caso da região Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia de julho cresceu 2,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Com relação a junho de 2013, houve queda de 0,4%. No acumulado dos últimos 12 meses o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 2,6% comparado ao período anterior.

“Com uma carga industrial com participação de cerca de 60% da carga do SIN, pode-se atribuir a taxa de crescimento da carga apresentada por essa região, em relação ao mesmo mês do ano anterior como reflexo, principalmente, do comportamento da indústria que continua não apresentando uma dinâmica de recuperação bem definida”, disse o ONS.

Leia também:

Repasse entre fundos do setor elétrico não resolve

Lobão admite que Tesouro pode bancar redução de energia

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade