Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Consulta ao terceiro lote de restituições ficará disponível nesta segunda-feira

Contribuinte pode checar se está no grupo de contemplados pelo site da Receita, pelo aplicativo para dispositivos móveis ou pelo Receitafone (146)

A partir desta segunda-feira (10), às 9h, será possível consultar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Esta leva inclui 1.742.112 contribuintes, entre eles os que estavam na malha fina de 2008 a 2014, totalizando mais de R$ 2,1 bilhões. O dinheiro deve ser disponibilizado no dia 17 deste mês.

Para saber se está incluído neste lote, o contribuinte pode acessar o site da Receita, ligar para o Receitafone (146) ou baixar o aplicativo para dispositivos móveis.

Aqueles que não forem contemplados pelos lotes de restituição devem verificar se há pendências ou inconsistências no documento enviado à Receita pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Assim, o contribuinte consegue corrigir a falha e enviar uma declaração retificadora ao Fisco, que deve retirá-lo da malha fina. Caso não seja cadastrado, o usuário precisará apresentar o número dos recibos de envio das declarações.

Segundo a Receita Federal, a restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito dentro do prazo, o contribuinte deverá requerê-lo pelo Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve contatar qualquer agência do Banco do Brasil, pessoalmente ou por telefone, pela Central de Atendimento, para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança de qualquer banco, desde que esteja em seu nome.

Com Agência Brasil