Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Consórcio Efacec fará projeto solar para Eletrosul em SC

Por AE

São Paulo – O Consórcio Efacec Megawatt Solar, constituído pela portuguesa Efacec e Efacec do Brasil, venceu a concorrência para implantação do projeto Megawatt Solar para a Eletrosul, empresa do sistema Eletrobras. A iniciativa consiste na instalação de uma usina fotovoltaica com capacidade instalada de um megawatt-pico (MWp), integrada ao edifício-sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC). O resultado do certame está publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.

A concorrência contou com a participação de oito empresas e resultou no valor proposto de R$ 8,1 milhões, aproximadamente 15% inferior ao previsto no edital de aproximadamente R$ 9,5 milhões. O critério de escolha foi o menor preço oferecido.

“Com a publicação do resultado, a expectativa da Eletrosul é que o processo licitatório seja concluído até meados de agosto. A partir da assinatura do contrato e das ordens de serviço com o vencedor da concorrência, o prazo para instalação do empreendimento é de oito meses”, destacou a Eletrosul em nota.

A usina fotovoltaica será conectada à rede elétrica local e a energia, comercializada a consumidores livres. Ela contará com 4 mil módulos solares que estarão no telhado do prédio e sobre a cobertura dos estacionamentos, em uma área total de aproximadamente 10 mil m². O projeto deve gerar, em média, 1,2 gigawatts-hora (GWh) por ano, o que equivale ao consumo anual de cerca de 570 residências, segundo a companhia.