Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conselho da Petrobras aprova criação de diretoria de Governança

Criação da diretoria é uma forma de aplacar os ânimos de investidores depois que nem mesmo as auditorias externas aceitaram chancelar o balanço do terceiro trimestre da estatal

A Petrobras informou nesta terça-feira que o seu conselho de administração aprovou a instituição do cargo de diretor de Governança. A estatal disse que o conselho elegerá o novo diretor com base em lista tríplice, e que os nomes serão pré-selecionados por uma empresa especializada em seleção de executivos, que buscará profissionais de mercado. A função desse tipo de área é melhorar as práticas de transparência de informações das empresas, em especial sua relação com o mercado de capitais.

A criação da diretoria foi anunciada na semana passada, em resposta às denúncias de corrupção da Operação Lava Jato. O objetivo, disse Graça Foster, é aumentar o controle sobre os acordos fechados pela estatal. “Queremos mais do que o reconhecimento técnico que conquistamos ao longo de décadas, queremos respeito à governança da nossa companhia, que é a Petrobras”, afirmou Graça.

Arrastada na esteira da Lava Jato, que apura o envolvimento de diretores da estatal no desvio de recursos para os caixas de partidos políticos, a empresa também é alvo de investigações nos Estados Unidos, tanto na esfera do Departamento de Justiça, quanto na Securities and Exchange Comission (SEC), a autoridade que regula o mercado de capitais. A criação da diretoria é uma forma de aplacar os ânimos de investidores depois que nem mesmo as auditorias externas aceitaram chancelar o balanço do terceiro trimestre da estatal.