Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Conjuntura econômica mundial está se deteriorando, diz FMI

Por Jim Watson 8 set 2011, 14h49

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira que a conjuntura econômica mundial está se deteriorando e que os obstáculos para o crescimento multiplicam-se.

“A economia mundial está desacelerando rapidamente e os obstáculos (para o crescimento) aumentam”, afirmou o porta-voz do FMI, Gerry Rice.

O porta-voz fez essas declarações após ser perguntado se o FMI percebe uma “deterioração” da conjuntura mundial, um dos argumentos que levaram o Banco Central brasileiro a baixar a taxa de juros do país na última reunião.

“Segundo entendemos, o Banco Central brasileiro considerou os riscos enfrentados pelas perspectivas brasileiras no momento de tomar essa decisão”, disse Rice, sem detalhar se essa estratégia conta com a aprovação do FMI.

“A situação econômica, no nível mundial, deteriorou-se e os riscos aumentam, e isso é o que dissemos” até agora, completou.

O FMI deve publicar em 20 de setembro suas previsões econômicas mundiais semestrais.

Segundo uma versão preliminar publicada na quarta-feira pela agência de imprensa italiana Ansa, o FMI reduzirá para 4%, contra 4,3% em junho, sua previsão para o crescimento econômico mundial em 2011, e revisará para baixo o dos EUA e da Zona Euro.

Continua após a publicidade
Publicidade