Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça os 10 melhores aeroportos do mundo — o Brasil, claro, não está na lista

Aeroportos asiáticos e europeus encabeçam o ranking, que é liderado por Cingapura; Cumbica é o quarto no ranking da América do Sul

O aeroporto de Cingapura, operado pela empresa Changi, foi considerado o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo, segundo o ranking elaborado pela consultoria SkyTrax. A Changi é justamente a operadora que venceu, em consórcio com a Odebrecht, o leilão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O topo da lista é preenchido por aeroportos asiáticos e europeus. O Brasil, claro, está longe de qualquer prêmio. Cumbica, o maior do país, foi classificado apenas como o quarto melhor da América do Sul, atrás dos aeroportos de Lima (Peru), Guayaquil (Equador) e Santiago (Chile).

Leia também:

As 10 melhores cidades para se conhecer em 2014 ​

Conheça os dez melhores países para se aposentar – e onde o Brasil está no ranking

Segundo o presidente da SkyTrax, Edward Plaisted, o diferencial do aeroporto de Cingapura é a excelência de suas opções de lazer e entretenimento. “O aeroporto de Changi é conhecido pela liderança e inovação na indústria de aeroportos e realmente agrada e surpreende os viajantes que têm a sorte de desfrutar de suas instalações”, afirmou.

Ao todo, a pesquisa avaliou 410 aeroportos e levou em consideração a satisfação dos passageiros em 39 diferentes categorias, dentre elas check-in, desembarque, transporte, lojas, segurança e imigração. Para compras, o melhor aeroporto é Heathrow, em Londres, enquanto o mais seguro é o de Copenhague, na Dinamarca. Há ainda o melhor aeroporto de luxo, que, segundo a SkyTrax, é o de Doha, no Catar.