Conflito com a Ucrânia pode fazer economia russa encolher em 2014
Segundo o Banco Mudial, Russia pode sofrer com ausência de reformas estruturais e piora do investimento e da confiança do consumidor

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia pode sofrer uma contração de 1,8% em 2014, prejudicado pela crise da Ucrânia, informou o Banco Mundial, nesta quarta-feira. Em dezembro, estimativas da instituição apontavam para um crescimento na ordem de 2,2% da economia russa. No entanto, com a anexação da Crimeia as perspectivas se tornaram mais negativas. Segundo ela, o conflito com a Ucrânia pode fazer com que a Rússia opte por uma gestão de crise ao invés de promover reformas necessárias. “Nós assumimos que os riscos políticos serão destaque no curto prazo”, afirmou.
Leia também:
Tropas ucranianas iniciam retirada da Crimeia nesta quarta
Chanceler ucraniano diz que risco de guerra com a Rússia é alto
Tropas russas cercam base aérea na Crimea e dão ultimato
Caso a disputa fique mais acirrada, é possível que aumentem as incertezas com relação às sanções entre países do ocidente e a Rússia, o que resultaria em uma piora do sentimento do consumidor e das empresas. Neste caso, a expectativa para 2015 é de uma retração de 2,1% do PIB.
Para o Banco Mundial, mesmo que o impacto da crise da Crimeia se revele limitado e de curta duração, o crescimento da Rússia ainda seria anêmico de 1,1% em 2014 e 1,3% em 2015, em meio a falta de reformas estruturais e a deterioração da confiança do consumidor e do investimento. De acordo com a instituição, o país corre o risco de sofrer uma fuga de capital de até 150 bilhões de dólares em 2014, valor que pode aumentar em 80 milhões de dólares no próximo ano.
(com Estadão Conteúdo e agência France-Press)