Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Confiança dos gregos na economia cai levemente em maio

Por Da Redação 7 jun 2012, 13h15

ATENAS, 7 Jun (Reuters) – A confiança na economia da Grécia, agora em seu quinto ano de recessão, piorou ligeiramente em maio, no momento em que o futuro do país segue incerto frente às eleições de 17 de junho, disse na quinta-feira o principal instituto econômico do país.

A Fundação para a Pesquisa Econômica e Industrial (IOBE) disse que seu índice, baseado nos indicadores de confiança do consumidor e nos índices para as expectativas de negócios da indústria manufatureira, de construção, de comércio e de serviços, diminuiu a 76 pontos frente aos 77,3 registrados em abril, muito abaixo do nível médio de 100 entre 1996 e 2006.

O IOBE disse que continua pesando a incerteza sobre a economia e a implementação do programa de austeridade que Atenas está levando a cabo em troca de um resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), já que quase 22 por cento dos gregos está sem trabalho.

As pesquisas mais recentes de opinião mostram que os partidos gregos a favor e contra o resgate internacional estão praticamente empatados para as eleições parlamentares de 17 de junho, que podem decidir o futuro do país na zona do euro.

Continua após a publicidade
Publicidade