Clique e assine a partir de 8,90/mês

Confiança do industrial é a menor desde dezembro

Por Da Redação - 20 jun 2012, 13h29

Por Célia Froufe

Brasília – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de junho é o menor desde dezembro do ano passado. O indicador foi divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), atingindo o menor nível do ano, de 56,1 pontos. Até então, o índice mais baixo tinha sido de 55 pontos, no final de 2011.

O resultado do levantamento feito pela entidade revela que os empresários brasileiros estão mais distantes de ter o “espírito animal” que o governo deseja para realizar investimentos. No início deste mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que em frequentes reuniões com empresários não viu falta neles do “espírito animal” em investir.

Apesar de ter registrado recuo nos dois meses em questão, o Icei de junho ainda mostra que os industriais seguem confiantes, já que o indicador varia de 0 a 100 pontos, sendo a marca de 50 pontos a divisória entre pessimismo e otimismo. Conforme a série histórica da CNI, apenas em dois momentos o índice ficou no terreno pessimista: em janeiro de 2010 (47,5 pontos) e em abril de 2010 (49 pontos). Naquela ocasião, os empresários estavam preocupados com os impactos da crise financeira internacional de 2008/2009 sobre a economia doméstica.

Na avaliação do economista da entidade, Marcelo de Ávila, a confiança do empresário voltou a cair em junho, após um período de recuperação nos primeiros meses de 2012, mais uma vez por conta da crise externa somada à retração da demanda interna. Os industriais revelaram no levantamento deste mês, no entanto, que seguem otimistas com as perspectivas futuras para os próximos seis meses.

Continua após a publicidade
Publicidade