Clique e assine a partir de 8,90/mês

Confiança do empresário cai para menor nível em cinco anos, aponta CNI

Índice atingiu 49,2 pontos em abril, uma queda de 3,3 pontos na comparação com o mês anterior

Por Da Redação - 15 abr 2014, 13h43

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou para 49,2 pontos em abril, o menor nível em cinco anos. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgados nesta terça-feira, o índice registrou queda de 3,3 pontos na comparação com março e queda de 6,2 pontos ante igual período do ano anterior. “A falta de confiança desestimula o investimento e sinaliza que a indústria permanecerá com dificuldades para reencontrar o caminho de uma recuperação sustentada”, informou a CNI.

A pesquisa do ICEI foi realizada entre 1º e 10 de abril com 2.346 empresas de todo o país, das quais 889 são de pequeno porte, 901 médias e 556 grandes. O índice varia de 0 a 100 pontos, e valores acima de 50 indicam que a confiança supera a desconfiança.

Leia também:

Indústria avança 0,4% em fevereiro e acumula alta de 1,3% no bimestre

Paraná se destaca em crescimento da produção industrial

Emprego na indústria cai 2% em fevereiro na comparação anual, aponta IBGE

A ICEI mostrou que a desconfiança é compartilhada por empresas de diferentes portes: pequenas (48,7 pontos), médias (48,6 pontos) e grandes (49,8 pontos). A queda na confiança também prejudicou todos os segmentos industriais pesquisados. Dos 27 setores da indústria de transformação, 23 ficaram abaixo da linha divisória dos 50 pontos, sendo que seis deles (veículos automotores, outros equipamentos de transporte, como aviões, navios e trens, máquinas e materiais elétricos, couros e artefatos, madeira e borracha) registram índices inferiores a 45 pontos.

Continua após a publicidade
Publicidade