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Confiança do consumidor registra queda em outubro

O desempenho do Índice de Confiança do Consumidor, da FGV, manteve-se abaixo da média dos últimos 60 meses

A confiança do consumidor caiu 2,2% no mês de outubro, após registrar alta de 1% em setembro. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). “Em outubro houve acomodação dos indicadores que medem a percepção sobre a situação atual e diminuição do otimismo em relação aos meses seguintes”, disse a FGV, em nota oficial.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), já com ajuste sazonal, ficou em 111,7 pontos no décimo mês do ano, mantendo-se abaixo da média dos últimos 60 meses (114,9 pontos) pela oitava vez consecutiva.

O índice é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor). Ele é dividido em dois indicadores – o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Expectativa (IE). O ISA mostrou queda de 0,6%, ao passar de 121,3 para 120,6 pontos. No mês anterior, ele havia subido 3,5%. Já o IE caiu 3,0%, de 110,8 para 107,5 pontos. Em setembro, ele havia avançado 0,4%.

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Após dois meses de altas na confiança, os consumidores mostraram agora perspectivas menos favoráveis em relação à economia no momento atual. O indicador que mede a satisfação com a economia local caiu 2,6%, para 81,0 pontos. Entre setembro e outubro, a proporção de consumidores que avaliam a atual situação da economia como boa diminuiu de 17,3% para 16,2%, enquanto a dos que a julgam ruim subiu de 34,1% para 35,2%.

Com relação aos seis meses seguintes, houve piora no otimismo em relação às finanças pessoais. O indicador cedeu 2,3%, ao passar de 136,0 pontos para 132,9 pontos, o menor desde janeiro de 2012 (129,7 pontos). A parcela de consumidores que projetam melhora da situação financeira familiar diminuiu de 39,8% para 37,2%, enquanto a dos que preveem piora aumentou de 3,8% para 4,3%.

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(com Estadão Conteúdo)