Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confiança do consumidor da zona do euro recua em abril

BRUXELAS, 19 Abr (Reuters) – A confiança do consumidor da zona do euro recuou em abril, após três meses de ganhos, afirmou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, uma vez que a inflação e a alta do desemprego prejudicaram uma retomada.

A confiança do consumidor recuou para -19,8 em abril, ante leitura revisada de -19,1 em março, depois de ganhos nos três primeiros meses do ano, quando o sentimento havia se recuperado de uma mínima de 26 meses registrada em dezembro. A Comissão havia anteriormente divulgado o dado de março em -19,0.

Na União Europeia, formada por 27 membros, o sentimento do consumidor foi de -20,1 em abril, ante -19,3 em março, de acordo com a Comissão.

Os gastos dos consumidores respondem por mais da metade da produção econômica da zona do euro, mas as famílias estão enfrentando reduções salariais, congelamentos de gastos do governo e desemprego recorde.

Líderes da UE querem impulsionar o crescimento econômico e o emprego após dois anos de crise e austeridade, mas o bloco tem pouco dinheiro imediatamente disponível para investir e enfrentar o desafio de prazo mais longo da queda da produtividade e do envelhecimento da força de trabalho.

A Comissão prevê uma contração econômica de 0,3 por cento em 2012 na zona do euro.

(Reportagem de Robin Emmott)