Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Confiança do consumidor cai 0,7% em janeiro, diz FGV

Brasileiros estão menos otimistas tanto com a atual situação do país quanto com a perspectiva para os próximos meses

Por Da Redação 24 jan 2013, 09h40

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,7% em relação ao mês anterior – a quarta queda consecutiva do indicador. Na comparação mensal, o indicador havia caído 1,1% em dezembro.

Com o resultado, o desempenho do indicador passou de 118,7 pontos para 117,9 pontos de dezembro para janeiro. O ICC é calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos, sendo que quanto mais próximo de 200 maior o nível de confiança do consumidor.

Leia também:

Vendas no varejo sobem 8,9% no ano até novembro

Inadimplência do consumidor sobe 15% em 2012, diz Serasa

Em seu comunicado, a Fundação informou que a piora na confiança se deu pela redução no nível de satisfação em relação ao momento atual, mas também pelo menor otimismo em relação aos meses seguintes. O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 1,2% este mês após mostrar recuo de 2,3% em dezembro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7% em janeiro após apresentar redução de 0,3% em dezembro.

Ainda segundo a FGV, o ICC subiu 0,8% em janeiro na comparação com igual mês de 2012. No mês passado, o indicador neste tipo de comparação tinha recuado 0,6% ante dezembro de 2011. O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 02 e 21 de janeiro.

(com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade