Confiança do comércio piora no trimestre até fevereiro–FGV

SÃO PAULO (Reuters) – O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 6,4 por cento na média do trimestre encerrado em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano passado, para 123,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
O resultado indica piora em relação ao trimestre findo em janeiro, quando a queda havia sido de 5,8 por cento, para 126,1 pontos, e sugere que o setor segue em ritmo lento de recuperação do nível de atividade, disse a FGV.
A diminuição da confiança foi influenciada principalmente pelo Varejo. O Varejo Restrito registrou queda de 4,5 por cento no trimestre terminado em fevereiro, em comparação ao mesmo período de 2011, maior do que a redução de 3,4 por cento em janeiro. No Varejo Ampliado, a confiança caiu 5,2 por cento no índice trimestral de fevereiro, também acima da redução de 4,5 por cento nos três meses até janeiro.
No Atacado, o indicador de confiança apresentou queda de 9,1 por cento no trimestre até fevereiro, após diminuição de 8,6 por cento nos três meses até janeiro.
O indicador trimestral do Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 5,3 por cento em fevereiro na comparação com um ano antes, a maior queda desde que essa comparação passou a ser realizada, em maio de 2011. Em janeiro, a redução havia sido de 4 por cento.
O Índice de Situação Atual (ISA-COM) médio -que mede a percepção do setor em relação à demanda no momento atual- recuou 7,9 por cento no trimestre, na comparação com o mesmo período de 2011. Nos três meses até janeiro, houve queda de 8,0 por cento.
(Por Hélio Barboza)