Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confiança de investidores na Alemanha sobe em janeiro por 2º mês consecutivo

Frankfurt (Alemanha), 17 jan (EFE).- A confiança a médio prazo do investidor na economia alemã subiu em janeiro pelo segundo mês consecutivo por causa das perspectivas de que a atividade econômica vai se estabilizar.

O Centro para Pesquisa Econômica Europeia (ZEW) informou nesta terça-feira que seu índice de confiança investidora na Alemanha melhorou em janeiro 32,2 pontos até se situar em 21,6 pontos, o nível mais alto desde julho de 2011.

‘O aumento deste mês sugere que nos próximos seis meses a atividade econômica alemã vai se estabilizar em vez de se deteriorar mais’, segundo o ZEW.

A melhora dos dados econômicos dos EUA e a recente redução da rentabilidade da dívida soberana espanhola e italiana contribuíram para o aumento deste indicador.

‘Contra os repetidos temores de uma recessão, a avaliação dos analistas dos mercados financeiros dá razões para esperar, com um otimismo cauteloso, que a Alemanha só experimentará um abalo na atividade econômica’, disse o presidente do ZEW, Wolfgang Franz.

A generosa provisão de liquidez do Banco Central Europeu (BCE) e as acessíveis condições de refinanciamento para a Itália e a Espanha apoiaram a melhora da confiança investidora este mês.

No entanto, Franz acrescenta que a evolução da crise de endividamento soberano é um risco para o crescimento econômico. A avaliação da situação atual da economia alemã também melhorou em janeiro em comparação com o mês anterior. EFE