Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Compra da SABMiller pela AB Inbev pode ser a sexta maior da história

Se oferta de 104 bilhões de dólares for aceita, aquisição será uma das sete fechadas por mais de 100 bilhões de dólares

A AB Inbev, maior cervejaria do mundo, revelou nesta quarta-feira a oferta de 104 bilhões de dólares para comprar sua principal concorrente, a SABMiller. Embora a SABMiller já tenha declarado que achou a pedida muito baixa, os 104 bilhões fariam dessa uma das dez maiores compras de empresas na história.

O acerto AB Inbev-SABMiller assumiria a sexta posição no ranking das aquisições corporativas. Além disso, esse deve ser uma das únicas sete transações a terem sido fechadas por mais de 100 bilhões de dólares.

O setor de telecomunicações domina as primeiras posições desse ranking. A maior aquisição ocorreu em 1999, quando a empresa de telecomunicações britânica Vodafone comprou a alemã Mannesmann por 172 bilhões de dólares. Na segunda posição aparece a compra feita em 2013 pela Verizon da fatia de 45% que a Vodafone tinha da Verizon Wireless.

A criação da AOL Time Warner com a fusão entre AOL e Time Warner, em 2000, é a terceira no ranking, com 112,1 bilhões de dólares. O setor farmacêutico aparece na quarta posição na lista com a compra da Warner-Lambert feita em 2008 pela Pfizer por 111,8 bilhões. Logo atrás, com diferença de “apenas” meio bilhão de dólares, está outra operação fechada em 2008: foi a compra da Philip Morris International pela Altria Group por 111,3 bilhões de dólares.

Se fechada pelos 104 bilhões de dólares anunciados nesta quarta, a compra da SABMiller pela empresa com DNA brasileiro AB Inbev assumiria a poisção hoje ocupada por outra transação do setor de telecomunicações. A sexta maior no ranking é a compra da BellSouth pela AT&Tpor 101,9 bilhões de dólares. Os dados são da plataforma de informações financeiras Dealogic.

Leia mais:

Anheuser-Busch Inbev oferece US$104 bi pela SABMiller

(Da redação)