Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Companhia aérea Spanair encerra operações

Empresa pede perdão aos usuários e alega falta de viabilidade financeira

A companhia aérea espanhola Spanair confirmou em comunicado emitido nesta sexta-feira a suspensão de suas operações a partir da noite desta sexta-feira, o que representará o cancelamento de todos os seus voos.

A empresa prevê ainda uma reunião com seus credores na próxima semana. Fontes internas explicaram que o encontro será a segunda medida a ser tomada, após a suspensão das operações.

Em comunicado, a Spanair pede perdão aos usuários prejudicados e justifica esta decisão “diante da falta de viabilidade financeira para os próximos meses”.

Por isso, a companhia espanhola preferiu cessar as operações de seus voos como “medida de prudência e segurança” e anunciou que tomará todas as medidas legais pertinentes.

Seu último voo comercial estava previsto para pousar na Espanha nesta sexta-feira, às 22h pelo horário local (19:00 de Brasília). Todas as operações seriam suspensas às 2:00 de sábado pelo horário local (23:00 desta sexta-feira de Brasília).

Com cerca de 2 mil funcionários, a Spanair tem um histórico de turbulências econômicas, agravadas pela crise internacional de 2008. Ela opera atualmente mais de 200 voos diários: 87% regulares (46 rotas domésticas e 12 a diversas cidades da Europa e da África) e 13% charters.

A companhia não possuía voos diretos ao Brasil, mas, desde o ano passado, mantinha um acordo de code share com a TAM.

(com agência EFE)