Clique e assine a partir de 8,90/mês

Comissão Europeia diz que não há plano de resgate para Espanha, Itália ou Chipre

Plano não está sendo debatido, apesar da pressão dos mercados

Por Da Redação - 2 ago 2011, 09h29

Os juros dos títulos italiano e espanhol a dez anos alcançaram nesta terça-feira níveis recorde desde a criação da zona euro

A Comissão Europeia afirmou nesta terça-feira que não há nenhum plano de resgate para Espanha, Itália ou Chipre, apesar da crescente pressão dos mercados financeiros devido aos seus problemas de dívida soberana. “A questão de um plano de resgate não está sobre a mesa, não está sendo debatida”, indicou uma porta-voz da Comissão Europeia, interrogada sobre estes três países da zona do euro.

Os juros dos títulos italiano e espanhol a dez anos alcançaram nesta terça-feira níveis recorde desde a criação da zona euro, em um mercado temeroso de que a dívida desses países piore em função do crescimento estancado. Considerando os riscos, a comissão de estabilidade financeira italiana, composta das principais autoridades econômicas do país, se reunirá ainda nesta terça-feira.

Na Espanha, o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou que adiou o início de suas férias para acompanhar de perto a evolução da economia. Em relação ao Chipre, a agência de classificação Standard and Poors rebaixou sua classificação na sexta-feira, evidenciando sua preocupação quanto à situação econômica e orçamentária do país.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade