Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão Europeia autoriza compra de unidade do Dexia

Transação deverá ser investigada por autoridades do bloco

A Comissão Europeia liberou nesta segunda-feira, temporariamente, a venda da unidade do banco Dexia na Bélgica para o governo belga, mas abriu uma investigação para analisar a transação. Neste mês, o governo da Bélgica concordou em comprar a unidade do Dexia no país por 4 bilhões de euros. A venda é parte de um acordo entre o banco e os governos da Bélgica, da França e de Luxemburgo para dividir a instituição, que enfrenta problemas de financiamento.

“A Comissão reconhece que a medida é necessária para preservar a estabilidade financeira. Entretanto, nessa fase, a Comissão não tem condições de concluir se a aquisição pelo Estado belga obedece a legislação de auxílio estatal da União Europeia”, diz o comunicado.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, também afirmou que é necessário seu aval para as outras partes do acordo, que inclui garantias de dívida para a unidade de finanças públicas do Dexia, após a venda para dois bancos de poupança estatais da França.

“A aquisição da unidade do Dexia na Bélgica não pode ser isolada do resto do pacote, que precisa ser avaliado sob a legislação de auxílio estatal pela Comissão antes de ser implementado”, diz o documento.

(Com Agência Estado)