Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa migração para novo sistema da BM&FBovespa

Por Aline Bronzati

São Paulo – Começa hoje a migração do mercado de derivativos para o Puma Trading System, nova plataforma eletrônica de negociação multiativos da BM&FBovespa, desenvolvida em parceria com o CME Group. Às 7 horas de hoje, foi realizado um teste deste segmento com todas as corretoras.

Hoje também acontece, de acordo com ofício circular da bolsa, o segundo estágio de migração, no qual será transferido para a novo sistema o processamento dos derivativos agropecuários. Por conta disso, na última sexta-feira não houve sessão after hours para este mercado.

A primeira etapa de implantação da Puma foi estruturada em quatro estágios de migração. Primeiro: contratos de câmbio pronto. Segundo: contratos de derivativos agropecuários. Terceiro: contratos de derivativos financeiros – taxas de juros, de câmbio, índices de inflação, ouro, exceto derivativos baseados em índices de ações. Último: contratos de derivativos baseados em índices de ações.

No pregão de estreia após a migração do mercado de câmbio pronto, realizado em 29 de agosto, foram feitos 16 negócios com dólar pronto por oito participantes, somando um total de US$ 32 milhões.

De acordo com informações da BM&FBovespa, as datas de migração das demais etapas – terceira e quarta – serão posteriormente divulgadas. A Puma estreou há cerca de um mês e substituirá os sistemas Global Trading System (GTS), o Mega Bolsa, o Bovespa Fix e o Sisbex, integrando-os em uma única plataforma. A bolsa espera ter todos os seus ativos negociados na nova plataforma até o final de 2012.