Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa hoje pagamento do PIS a trabalhadores nascidos em outubro

Com a nova etapa, serão liberados 1,3 bilhões de reais para mais de 1,8 milhão de pessoas

O pagamento do abono salarial do PIS começa nesta terça-feira, 16, para trabalhadores nascidos em outubro. O valor varia de 80 a 954 reais, dependendo do período trabalhado em 2017 — ano-base do calendário de pagamento vigente. Os recursos do Pasep serão liberados para servidores com número final de inscrição 3.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal – serão liberados 1,3 bilhões de reais para mais de 1,8 milhão de trabalhadores nesta etapa. Já o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil. Nesta etapa, a estatal vai pagar cerca de 78 milhões de reais para 91.000 trabalhadores.

Quem tem direito?

Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado com carteira assinada ao menos trinta dias em 2017, sendo eles consecutivos ou não, e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base. Também é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, e o empregador deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Quem não sacar o PIS até o prazo final, em 28 de junho de 2019, perderá o dinheiro — os recursos são devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os últimos a terem direito ao benefício serão os nascidos em maio e junho, o crédito sai a partir de 14 de março de 2019.

É possível consultar o valor do PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, no site da instituição financeira e pelo telefone 0800 726 0207.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se o crédito foi depositado na conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação.

Para os que não possuem conta no BB, os pagamentos serão realizados a partir de 18 de outubro nas agências.