Com novo regime, JAC retoma investimento no Brasil
Empresa vai anunciar oficialmente retomada da construção de nova fábrica nesta quinta-feira, na Bahia. Investimentos no Brasil serão de R$ 900 milhões.

O presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, anunciou na manhã desta quinta-feira que, após a divulgação do novo acordo automotivo, a empresa decidiu retomar os investimentos de 900 milhões de reais, a serem feitos em dois anos, para a construção de uma fábrica no Brasil.
De acordo com ele, a intenção da produção local foi suspensa até que o governo federal explicitasse os novos parâmetros para o setor. “O novo regime resolve o problema de quem quer investir no Brasil. No caso da JAC Motors, resolve totalmente nosso problema”, disse.
Em evento em São Paulo na quarta-feira, o diretor de Engenharia e Cadeia de Suprimentos da JAC Motors, Marcelo Sorato, já havia comentado que a empresa aguardava o novo regime para poder tocar seus planos. Sorato disse, na ocasião, que a construção de centros de desenvolvimento no Brasil pode se tornar uma tendência entre as montadoras já que o novo regime prevê incentivos fiscais para investimentos em pesquisa e inovação – programa que leva o nome de Inovar-Auto. De acordo com ele, um futuro centro desse tipo deverá ser construído dentro do parque fabril em Camaçari (BA), onde a JAC ergue sua primeira unidade produtiva no País.
Leia mais:
Governo anuncia novo regime automotivo e nega protecionismo
Governo lança programa para desonerar setor automotivo
Alta do IPI não vale para países com acordo com Brasil
Novo regime favorece investimentos, diz Sindipeças
Para Anfavea, novo regime automotivo é transformador
Fábrica – O anúncio oficial da retomada do projeto da montadora será feito às 15h, junto com o governador da Bahia, Jaques Wagner, em Salvador. A nova fábrica será instalada em Camaçari (BA) e a previsão é de que a pedra fundamental seja colocada no dia 28 de novembro, logo após a terraplenagem do terreno. A capacidade produtiva da planta será de 100 mil unidades por ano. A expectativa é de que o complexo industrial fique pronto até o final de 2014, gerando 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.
Com esse potencial produtivo, Habib disse que pretende importar 25 mil automóveis da marca com isenção de IPI e, possivelmente, de acordo com o ritmo de vendas, mais 25 mil unidades que poderão gerar crédito para a empresa quando a fábrica começar a funcionar no Brasil. Esses benefícios constam do novo regime automotivo anunciado nesta quinta-feira pelo governo.
O presidente da JAC Motors disse que a venda de automóveis da marca no Brasil deve atingir, no final do ano, 22 mil unidades. Segundo Habib, durante o período que os investimentos ficaram suspensos, à espera do decreto, o único atraso para a instalação da fábrica foi o início da terraplenagem, já que os estudos de engenharia e inovação continuaram a ser feitos.
De acordo com ele, o capital de investimentos será dividido da seguinte forma: 66% do grupo brasileiro SHC e 34% serão provenientes da China. Ele disse ainda que contará com financiamento do BNDES e dos bancos de desenvolvimento regional.
(Com Agência Estado)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.