Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com dólar mais caro, cai gasto de brasileiro no exterior

Segundo o BC, turistas do Brasil no exterior gastaram 1,7 bi de dólares no mês passado - queda de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado

Os gastos dos brasileiros no exterior tiveram queda de 4,9% no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior, informou nesta terça-feira o Banco Central. Ao todo, os brasileiros gastaram 1,7 bilhão de dólares em compras durante viagens ao exterior. A redução dos gastos de brasileiros lá fora se dá justamente em um momento em que o dólar está mais caro. Em setembro, a moeda americana passou boa parte do mês acima dos dois reais. Já no mesmo mês de 2011, o dólar chegou a ser cotado a 1,6 real.

Segundo o BC, os brasileiros gastaram 1,3 bilhão de dólares a mais no exterior do que os estrangeiros no Brasil (saldo líquido de viagens internacionais), número 2,2% menor do que o observado em setembro de 2011, o que reflete a desaceleração dos gastos de brasileiros lá fora. Já no acumulado de janeiro a setembro, as despesas de brasileiros no exterior somaram 16,3 bilhões de dólares ante 16,1 bilhão de dólares no mesmo período do ano passado.

Os estrangeiros em viagem ao Brasil também pisaram no freio em seus gastos: 441 milhões de dólares em setembro de 2012 ante 501 milhões de dólares no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano até setembro, os gastos acumulados chegam a 5 bilhões de dólares.

Transações – Ainda segundo a nota do Banco Central, o Brasil registrou em setembro déficit em transações correntes da ordem de 2,596 bilhões de dólares. O número veio praticamente em linha com o esperado por economistas, cuja mediana apontou saldo negativo de 2,45 bilhões de dólares no mês passado.

No acumulado em 12 meses encerrados em setembro, o déficit em conta corrente do país ficou em 2,12% do Produto Interno Bruto (PIB). O BC informou ainda que os investimentos estrangeiros diretos no país somaram 4,393 bilhões de dólares no mês passado.

(com agência Reuters)