Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colombiano e americano são candidatos a presidir o Bird

O Banco Mundial (Bird) anunciou nesta sexta-feira os três candidatos oficiais que aspiram suceder o americano Robert Zoellick em sua presidência: trata-se do colombiano José Antonio Ocampo, mais um americano e uma nigeriana.

Além de Ocampo, foram indicados a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e o americano Jim Yong Kim, informou o banco em comunicado.

Ocampo, um ex-ministro das Finanças colombiano que atualmente é professor da Universidade de Columbia (Nova York), anunciou sua candidatura na quarta-feira.

No entanto, a Colômbia descartou promover sua candidatura à presidência do Bird, argumentando que sua prioridade é a postulação de seu vice-presidente Angelino Garzón à direção da Organização Internacional de Trabalho (OIT), e que outro colombiano, Luis Alberto Moreno, já ocupa a titularidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Kim, o candidato americano, é um médico e antropólogo que preside a Universidade de Dartmouth. Sua indicação gerou surpresa quando foi apresentada na sexta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, algumas horas depois de Okonjo-Iweala, ministra das Finanças da Nigéria e ex-diretora-geral da entidade, anunciar sua participação na disputa.

Segundo o processo de eleição, os 25 membros do banco (que representam países ou grupos de países) vão organizar “entrevistas oficiais com os três candidatos em Washington, com o objetivo de selecionar o novo presidente por consenso” antes do encontro trimestral da entidade previsto para 20 de abril, informou o comunicado.

É quase impossível que um candidato apoiado pelos Estados Unidos e pela Europa seja derrotado.