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Coca-Cola compra rede gigante de cafeteria concorrente da Starbucks

O objetivo da empresa é de se tornar menos dependente do mercado de refrigerantes

A Coca-Cola anunciou que vai comprar a rede de cafés Costa, que pertence ao grupo britânico Whitbread,. O valor da operação foi de 5,1 bilhões de dólares.

A rede tem 2,4 mil estabelecimentos no Reino Unido, além de 1,4 mil em mais trinta países. O negócio fez as ações da Whitbread fecharem ontem em alta de 14,6% na Bolsa de Londres.

A Costa, que foi fundada em 1971, é vista como a grande rival da americana Starbucks no Reino Unido. A expectativa é a de que o negócio seja concluído até o fim do primeiro semestre do ano que vem.

A intenção do grupo Whitbread agora é focar suas atividades na rede hoteleira Premier. Quase a totalidade do dinheiro será distribuída entre os acionistas. Os recursos restantes serão usados para pagamento de dívidas da empresa, aportes no fundo de pensão da companhia e também para financiar a expansão do conceito Premier Inn.

De acordo com fontes do setor de bebidas, a compra da rede de cafés faz parte de um projeto da Coca-Cola de se tornar menos dependente dos refrigerantes, que ainda são seu carro-chefe, mas que vêm enfrentando queda nas vendas em várias partes do mundo.

Segundo a Coca-Cola, a entrada nesse segmento será uma oportunidade para a empresa estrear no mercado de bebidas quentes, que não faz parte de seu portfólio atual.

Com Estadão Conteúdo