Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cobertura 4G chegará a 72 cidades até o fim do ano, diz Vivo

As cidades que serão conectadas nos próximos dias são Cabedelo (Paraíba), Vila Velha (Espírito Santo), Gravatá e Jabotão dos Guararapes (Pernambuco) e Aquiraz (Ceará)

A Vivo anunciou nesta terça-feira que sua cobertura de internet de quarta geração, o 4G, alcançará 72 cidades do país até o fim do ano. Atualmente, a empresa atende 65 cidades com o serviço e conectará outros cinco municípios até o final de outubro e mais dois entre novembro e dezembro, detalhou o presidente da Telefonica/Vivo Brasil, Antônio Carlos Valente, em entrevista coletiva.

As cidades que serão conectadas nos próximos dias são Cabedelo (Paraíba), Vila Velha (Espírito Santo), Gravatá e Jabotão dos Guararapes (Pernambuco) e Aquiraz (Ceará). Valente disse que a empresa superou as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que inicialmente obrigava as operadoras a oferecer o serviço de 4G para as seis cidades-sede da Copa das Confederações, que aconteceu em junho, e para as outras seis sedes da Copa de 2014.

O executivo disse ainda que a Vivo deve se concentrar na expansão da rede de 4G em 2014 e em oferecer cobertura a distritos rurais, mas não deu mais detalhes sobre os planos de expansão. A Vivo oferece cobertura 3G a 3.131 cidades brasileiras e conta com 2.381 estações repetidoras de 4G, de acordo com os números apresentados pelo presidente.

Leia ainda: Oferta do 4G cresce no Brasil, mas preço continua elevado

Leilão – O próximo leilão de 4G segue marcado para o primeiro semestre de 2014, mas será mais para o fim do período, entre maio e junho. Além disso, haverá garantias para evitar interferência com as transmissões de radiodifusão, disseram nesta terça-feira autoridades do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No Brasil, a televisão aberta também usa a faixa de 700 Mhz.

Leia também:

4G pode encerrar ano com 1 milhão de usuários

4G: a rede rápida, cara e que quase ninguém usa

(com EFE)