Cliente quer mais café no copo – e pede US$ 5 milhões em ação contra a Starbucks
Alegação é que os funcionários da rede foram instruídos a servir bebidas geladas com bastante gelo, diminuindo o volume que de fato é vendido da bebida solicitada

Uma cliente de Chicago, nos Estados Unidos, entrou com uma ação contra a rede de cafeterias Starbucks de mais de 5 milhões de dólares, acusando a empresa de servir menos do que o anunciado nas bebidas que comercializa. O argumento é que, com a estratégia, a rede obriga seus consumidores a pagar mais do que o devido.
Com a alegação de propaganda enganosa e fraude contra o consumidor, Stacy Pincus acusa a maior rede de cafeterias do mundo de servir aos seus clientes “muito menos do que o anunciado e, em alguns casos, menos da metade da bebida” informada no menu, que seria completada com gelo. Isso ocorreria, por exemplo, nos cafés gelados.
A ação visa a se tornar coletiva. “De fato, a Starbucks instrui seus funcionários a servir aos clientes menos líquido do que o anunciado”, alega a demandante.
A empresa rechaçou a alegação, qualificando-a de “frívola e sem fundamento”. “Nossos clientes entendem e esperam que o gelo seja um componente especial de toda bebida ‘gelada'”, defendeu-se o grupo em um comunicado. “Se um cliente não está satisfeito com o preparo de sua bebida, com prazer a substituiremos.”
A Starbucks, que tem mais de 23.000 cafeterias em todo o mundo, reportou lucro líquido de 19,2 bilhões de dólares no ano fiscal de 2015, montante 16,5% maior que o do ano anterior.
(Com AFP)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)