Ciclistas criticam Nike por ‘patrocinar’ retirada de ciclovia
Prefeitura de São Paulo disse que a placa que indicava a retirada da ciclovia com patrocínio da empresa americana já foi removida do Parque do Ibirapuera

Uma placa que indicava a retirada de um trecho da ciclovia do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, causou revolta entre ciclistas. A placa da retirada da ciclovia trazia o logo da empresa de material esportivo Nike.
A intervenção foi motivada pela revitalização do campo de futebol e a sinalização dos percursos de corrida e caminhada do Parque Ibirapuera. A obra foi apresentado no dia 20 de agosto em um evento que contou com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-jogador Ronaldo. O campo ganhou grama sintética, iluminação e traves novas.
Em vez de elogios, a intervenção na ciclovia irritou os ciclistas. No Twitter, usuários criaram a hashtag “Nikenobike” para criticar a empresa americana pelo apoio à intervenção na ciclovia. A empresa já patrocinou um dos nomes mais conhecidos do ciclismo, o norte-americano Lance Armstrong.
A Nike esclareceu que patrocinou apenas “a reforma do campo de futebol e a nova sinalização das pistas de corrida e caminhada do Ibirapuera”. O aporte da empresa foi de 750.469,20 reais por meio de um termo de cooperação.
Ainda segundo a empresa, o asfalto da ciclovia foi retirado por causa “da grama sintética instalada no campo de futebol – houve a impermeabilização de 1.500 m²”.
“Como forma de compensação, a prefeitura, por meio da SVMA [Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente], indicou que a Nike permeabilizasse uma área específica de asfalto degradado no parque, com a mesma metragem do campo”, afirmou a companhia.

A prefeitura disse em nota que a placa “não era oficial, estava com o texto incorreto” e já foi removida. “A Prefeitura de São Paulo vai apurar as responsabilidades pela colocação da mensagem e, se necessário, adotará medidas contra quem autorizou a fixação, uma vez que a placa, além de errada, usa padrões gráficos não mais adotados pela municipalidade”, afirmou.
Ainda de acordo com a atual gestão, a ciclovia continuará a existir, ao contrário do que dizia a placa, “mas passará por uma reformulação que praticamente não afetará o seu uso”. Procurada, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente não se manifestou até a publicação desta nota.
Em Paris
No fim de agosto, uma placa publicitária da Volkswagen no Stade de France, em Paris, durante o jogo entre França e Holanda, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, também causou polêmica.
A placa dizia: “não deixaremos que um país de ciclistas nos corte a estrada”. A mensagem usada pela montadora de automóveis, patrocinadora da seleção francesa de futebol, foi uma alusão ao fato de os holandeses serem conhecidos na Europa por usarem muito a bicicleta para se locomoverem.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)