Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chuvas e dias de sol à frente favorecem cana do Brasil–Somar

SÃO PAULO, 27 Jan (Reuters) – Chuvas no centro-sul do Brasil, principal região produtora de cana do país, e um tempo ensolarado e seco nos próximos dez dias devem favorecer canaviais, de acordo com relatório da Somar Meteorologia desta sexta-feira.

O Brasil é o maior exportador de açúcar do mundo, e o centro-sul é responsável por 90 por cento da safra de cana nacional.

Porém, condições desfavoráveis do clima e baixos investimentos na renovação dos canaviais na temporada 2011/12 levaram à primeira queda de produção da região em mais de uma década.

Embora haja expectativa de que a maioria dos Estados do centro-sul tenham uma boa mistura de sol e chuva nos próximos dias, algumas áreas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, têm sofrido com lento desenvolvimento, resultado de baixas taxas de radiação solar necessárias para fotossíntese, e isso pode afetar a produtividade, disse a Somar.

“Essas condições são similares às registradas no primeiro semestre de 2011 e acabou em uma forte queda na produção do centro-sul”, disse o órgão de metereologia.

As recentes chuvas ajudaram na recuperação parcial dos canaviais no Estado de Mato Grosso do Sul, um dos mais afetados pela seca decorrente do fenômeno climático La Niña, segundo a Somar.

Em São Paulo, os canaviais “devem secar durante o final de semana, e então só chuvas isoladas, tempo ensolarado e ar seco devem permanecer sobre o Estado na primeira e ou até a segunda semana de fevereiro”, disse Patrícia Vieira, da Somar metereologia.

Essas condições devem beneficiar a safra, pois vão elevar o intervalo fotossintético e resultar em um crescimento das plantas.

A produção de cana do centro-sul do Brasil em 2012/13 deve subir cerca de um décimo, para entre 540 milhões e 560 milhões de toneladas, ante 492 milhões na colheita de 2011/12, quase encerrada, disse à Reuters na semana passada a consultoria de açúcar e etanol Job Economia.

A colheita 2012/13 vai começar em março no centro-sul.

(Reportagem de Luis Andres Henao; reportagem adicional de Reese Ewing)