Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chuva no Brasil deve alongar a moagem da safra de cana–Datagro

LONDRES, 25 Jun (Reuters) – O clima úmido no centro-sul do Brasil neste mês implicará em uma extensão do período de colheita na temporada 2012/13 para além do inicialmente esperado, disse o presidente da Datagro nesta segunda-feira.

A chuva tem atrasado a colheita e gerou uma grande fila de navios nos portos brasileiros que escoam açúcar, sustentando os preços futuros na ICE, que estão operando abaixo das máximas de dois meses.

“O clima úmido está afetando a normal atividade de colheita. Isto também está causando uma germinação da cana que está sendo colhida”, disse Plinio Nastari, presidente da Datagro, disse à Reuters.

“O clima úmido também está permitindo que os produtores continuem a plantar cana durante o período de inverno.”

Nastari disse que mesmo que as chuvas tenham provocado atrasos na colheita, o clima úmido deve levar muitas usinas a estenderem o período de moagem.

“Isso significará que nós também teremos uma safra mais longa, por causa dos dias de moagem perdidos. Nós vemos a safra no centro-sul do Brasil prosseguindo até meados ou final de dezembro, por causa do atraso provocado por estas chuvas”, disse Nastari.

“O final da safra pode acontecer em meados ou ao final de janeiro de 2013”.

Nastari disse não esperar que os produtores deixem a cana nos campos, a menos que chova muito fortemente no final do ano.

“Se tivermos chuvas excessivas ao final do ano (2012), isso pode fazer com que a cana seja deixada nos campos”, acrescentou.

Nastari falou à Reuters em entrevista antes do seminário de um dia do setor de açúcar, organizado pela Datagro, em 28 de junho, em Londres.

(Reportagem de David Brough)