Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China registra aumento de 4,9% nas exportações em abril

Estimular o consumo interno é uma das principais metas do país neste ano

Por Da Redação 10 Maio 2012, 01h37

As exportações da China cresceram em abril a 163,25 bilhões de dólares, uma alta de 4,9% com relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto as importações totalizaram 144,83 bilhões de dólares, só 0,3% mais, informou nesta quinta-feira a Administração Geral de Alfândega.

Com isso, o comércio exterior do gigante asiático, o maior exportador do mundo, totalizou 308,08 bilhões de dólares, um avanço de apenas 2,7% com relação ao mesmo mês de 2011. O número demonstra que segue o arrefecimento do ritmo de crescimento do indicador, já que em março a alta anualizada fora de 7,1%.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, o comércio exterior da segunda maior economia do globo totalizou 1,17 trilhão de dólares, um aumento de 6% na comparação com o mesmo período de 2011. No período, as exportações subiram 6,9%, enquanto as importações avançaram 5,1%.

A China se propôs neste ano a fomentar mais o consumo interno e as exportações aos países emergentes, em uma tentativa de atenuar a queda nas vendas a seus principais parceiros, a União Europeia e os Estados Unidos, em consequência dos problemas financeiros que essas economias enfrentam.

(com Agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade