Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China pede revisão de risco a bancos do país, dizem fontes

Por Da Redação 11 jun 2012, 11h00

XANGAI, 11 Jun (Reuters) – O regulador do setor bancário da China pediu para bancos do país avaliarem empréstimos a empresas de garantia de crédito e para ampliarem as checagens sobre o setor, disseram nesta segunda-feira fontes com acesso a documentos.

A Comissão Bancária Regulatória da China (CBRC) está investigando a indústria de garantias de crédito depois que uma série de incidentes expuseram como participantes do setor fizeram mau uso do fundos de clientes, bem como estavam envolvidos no setor bancário desregulado.

Separadamente, o governo pediu para bancos baseados em Xangai para conduzirem avaliações de risco de empréstimos a grandes clientes por meio de análise do valor de colaterais e identificação da fonte dos repagamentos.

“Acreditamos que o governo está tentando estabilizar o sistema bancário antes de injetar mais liquidez por meio de políticas de afrouxamento monetário”, disse um representante de banco estrangeiro baseado em Xangai.

Dados divulgados pelo banco central chinês nesta segunda-feira mostraram que os bancos do país concederam 793 bilhões de iuanes (125 bilhões de dólares) em novos empréstimos em maio, acima do esperado.

Ao longo do ano passado, muitas companhias chinesas passaram a importar commodities para assegurar financiamento barato. Um importador usa uma carta de crédito para comprar cobre e então usa o material como garantia para obter empréstimo junto a um banco. Finalmente, ele empresta o dinheiro para outras empresas no mercado bancário chinês que não é regulado.

(Por Carrie Ho)

Continua após a publicidade
Publicidade