Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China importa 16% mais soja em maio

Demanda segue aquecida, apesar do desaquecimento da economia global e do cancelamento de alguns pedidos

Por Da Redação 11 jun 2012, 09h27

A China, principal cliente da soja brasileira, importou 5,28 milhões de toneladas do grão em maio, o que representa um volume 16% maior que o verificado no mesmo mês do ano passado e 8% acima de abril. Entre janeiro e maio, o país comprou 23,43 milhões de toneladas de soja do exterior, com acréscimo de 20,7% em relação a igual período de 2011. Os dados foram divulgados neste domingo pela administração da alfândega chinesa.

Apesar da desaceleração da economia global e do cancelamentos de pedidos devido à queda das margens de esmagamento, a demanda continua aquecida. O Ministério do Comércio havia dito anteriormente que as importações de soja chegariam a 5,16 milhões de toneladas em junho.

O Conselho Nacional de Grãos e Óleos estimou na semana passada que a China, maior importadora de soja do mundo, deve comprar aproximadamente 6 milhões de toneladas da oleaginosa em junho.

As importações da commodity no segundo semestre devem desacelerar, de acordo com o conselho. No ano comercial 2011/12, que começou em 1º de outubro, o total de soja importada deve chegar a cerca de 58 milhões de toneladas.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade