Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

China faz corte-surpresa na taxa básica de juros

Por Da Redação 7 jun 2012, 10h51

PEQUIM, 7 Jun (Reuters) – O Banco Central da China cortou em 0,25 ponto porcentual a taxa básica de juros do mercado nesta quinta-feira, numa decisão-surpresa para estimular o brando crescimento econômico do país. Foi a primeira redução da taxa desde o período mais duro da crise financeira de 2008/09.

A nova taxa, de 6,31 por cento, entra em vigor a partir de 8 de junho, informou o Banco do Povo da China em um breve comunicado em seu website. As taxas para depósitos também foram reduzidas na mesma proporção para 3,25 por cento.

“É obviamente um forte sinal de que o governo quer impulsionar a economia, frente ao crescimento fraco, especialmente pelo lado da demanda”, disse Qinwei Wang, economista da Capital Economics em Londres, à Reuters.

A última alteração na taxa de empréstimos havia ocorrido em julho de 2011, quando a taxa básica de referência para um ano fora elevada em 0,25 ponto porcentual, para 6,56 por cento.

No entanto, a China está agora a caminho de concluir, neste segundo trimestre do ano, o seu trimestre mais fraco de crescimento em três anos.

“Isto é muito positivo para o apetite por risco e é um indicativo de que o Banco Popular da China está lá para apoiar a economia chinesa. Se algo me surpreendeu, é o fato de os movimentos até agora parecerem muito silenciosos”, disse Michael Sneyd, estrategista da área monetária do BNP Paribas.

“Nós deveremos ver mais investidores indo para posições de risco”, acrescentou.

A expectativa dos analistas consultados pela Reuters era a de que o crescimento da economia chinesa em 2012 cairia para 8,2 por cento, a menor expansão no gigante mercado emergente desde 1999, mas ainda assim acima da meta governamental de 7,5 por cento.

(Reportagem da equipe de economia da China)

Continua após a publicidade
Publicidade