
PEQUIM, 1 Jun (Reuters) – A China buscará novas formas de investir os 3,3 trilhões de dólares de suas reservas internacionais oficiais, em novos esforços para restringir os riscos dos mercados financeiros globais e impulsionar retornos sobre ativos com rendimentos baixos, informou nesta sexta-feira o regulador de moeda estrangeira do país.
“Nós vamos incentivar a diversificação do investimento de reservas em moeda estrangeira para amortecer o impacto de fatores negativos, como agitação nos mercados financeiros globais e ambiente persistente de taxas de juros baixas”, informou a Administração Estatal de Moeda Estrangeira (SAFE, na sigla em inglês) em seu relatório anual publicado em seu website, https://www.safe.gov.cn.
“Em 2012, nós vamos ampliar mais os canais de investimento para reservas de moeda estrangeira e criar novos métodos de uso dessas reservas”, disse o regulador.
A China tem o maior estoque de reservas em moeda estrangeira do mundo e Pequim tem buscado formas de preservar o valor e aumentar os retornos -uma tarefa intimidante, uma vez que os mercados globais sofrem com a crise da dívida europeia.
(Reportagem de Aileen Wang, Langi Chiang e Kevin Yao)