Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CE desmente existência de Plano Marshall de € 200 bi

Comissão Europeia diz que notícia veiculada pelo jornal espanhol 'El País' não tem qualquer fundamento

Por Da Redação 30 abr 2012, 09h44

A Comissão Europeia (CE) desmentiu nesta segunda-feira notícia deste domingo do jornal espanhol El País de que estaria preparando um novo Plano Marshall – uma referência ao programa de recuperação europeia, apoiado pelos Estados Unidos, que permitiu a reconstruções dos países aliados Europa no Pós-Guerra.

Segundo o El País, o novo Plano Marshall teria como objetivo dar impulso ao crescimento econômico da União Europeia (UE), com injeção de 200 bilhões de euros em investimentos públicos e privados para projetos de infraestrutura, energias renováveis e tecnologia de ponta.

A CE considerou os valores publicados sem ‘qualquer fundamento’. “As cifras não se sustentam na realidade”, declarou Pia Ahrenkilde, porta-voz da Comissão.

Segundo o jornal espanhol, a ideia do Plano Marshall inclui vários pontos que já foram discutidos há vários meses pelos europeus, como grandes empréstimos, um papel mais importante do Banco Europeu de Investimentos (BEI), a intervenção do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) ou uma quantidade de dinheiro gerida pela Comissão Europeia e garantida pelo orçamento comunitário.

(Com Agence France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade