Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carteira do BNDESPar tem desvalorização de R$1 bilhão

Braço de participações do banco de fomento teve perdas devido à queda de valor de mercado das companhias abertas

A carteira do braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), BNDEPar, teve desvalorização de pouco mais de 1 bilhão de reais no primeiro semestre, referente ao menor valor de mercado das companhias de capital aberto nas quais a empresa tem participação acionária.

Segundo o chefe da área contábil do BNDES, Frederico Rangel, a queda, ante dezembro de 2012, é classificada como perda não realizável, porque o banco não se desfez das participações.

Leia também:

BNDES: apesar da alta de 20,4% no lucro, aportes do Tesouro devem crescer

No ano passado, a perda contábil não realizável foi de cerca de 3 bilhões de reais, mais concentrada no segundo semestre, quando a Bolsa brasileira teve um desempenho mais fraco, impactando o valor das participações do BNDESPar nas empresas.

Questionado sobre os efeitos específicos das empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista, sobre a carteira, o executivo disse que a participação do banco nas companhias é pequena.

Resultado – O BNDES anunciou nesta quarta-feira que fechou o primeiro semestre com um lucro líquido de 3,2 bilhões de reais, alta de 20,4% ante o mesmo período de 2012.

Em 2012, o banco lucrou 8,2 bilhões de reais, sendo 2,7 bilhões de reais no primeiro semestre e 5,5 bilhões de reais na segunda metade do ano.

Leia ainda:

Ajuda do governo a aéreas não envolverá BNDES

Luciano Coutinho vai ao Senado explicar operação EBX

(com agência Reuters)