Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Carrefour cogita abertura de capital no Brasil

Companhia vê IPO como ferramenta de financiamento para expandir seus negócios no país

Por Da Redação
16 jan 2014, 14h38

O grupo varejista francês Carrefour estuda a possibilidade de lançar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações de sua subsidiária brasileira para financiar planos de expansão no Brasil, país para o qual a empresa tem uma perspectiva positiva.

“Vamos crescer no Brasil e um IPO é um dos itens que temos em nossa caixa de ferramentas para financiar a expansão nos próximos anos”, disse o diretor financeiro do Carrefour, Pierre-Jean Sivignon, durante teleconferência com analistas para comentar o desempenho de vendas da varejista no quarto trimestre do ano passado. Sivignon não especificou outras possíveis alternativas de financiamento ou a fatia da subsidiária brasileira que o Carrefour ofereceria no mercado.

O Brasil é o segundo maior mercado do Carrefour e a empresa planeja continuar crescendo no país, principalmente por meio da abertura de novas lojas do Atacadão, afirmou o executivo.

Leia também:

Vendas do comércio crescem 0,7% em novembro

Continua após a publicidade

Vendas do Grupo Pão de Açúcar sobem 16,2% no 4º tri

Vendas de Natal têm pior crescimento desde 2003

Vendas – As vendas mundiais do Carrefour somaram 22,2 bilhões de euros (30,2 bilhões de dólares) entre outubro e dezembro de 2013, abaixo dos 22,85 bilhões de euros em igual período do ano anterior, como resultado da desvalorização das moedas brasileira e argentina. Por outro lado, as vendas orgânicas, que desconsideram oscilações cambiais e vendas de gasolina, avançaram 3,2% na mesma comparação.

As vendas da filial brasileira ficaram abaixo da média das demais filiais na América Latina. De acordo com o Relatório de vendas da companhia divulgado nesta quinta-feira, o movimento nas lojas no Brasil cresceu 5,6% no conceito de mesmas lojas (abertas há mais de um ano) no quarto trimestre de 2013, bem abaixo da expansão de 11,9% registrada no resultado total da América Latina. O Carrefour relaciona o resultado com a desaceleração da inflação das commodities, mas aponta o desempenho dos hipermercados e das lojas “Atacadão” no país como destaques positivos.

Continua após a publicidade

Na América Latina, o grande destaque positivo foi a Argentina, cujas vendas saltaram 29,7% no conceito de mesmas lojas. Entre as demais subsidiárias, o movimento caiu 0,7% na Europa (excluída a sede da empresa na França) e houve expansão de 1,3% na Ásia no mesmo conceito de mesmas lojas.

Nesta quinta-feira, as ações do Carrefour fecharam em queda de 3.71% na Bolsa de Paris, a 27,25 euros.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.