Clique e assine com 88% de desconto

Carga de 12h? Brasileiro já é um dos que mais trabalham no mundo

Na comparação com países ricos, Brasil seria, na média, o país com a quarta maior jornada semanal de trabalho

Por Da redação - Atualizado em 9 set 2016, 19h39 - Publicado em 9 set 2016, 15h37

Nesta quinta-feira, declarações do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, deram a entender que a proposta de reforma trabalhista defendida pelo governo permitiria a mudança da jornada, que poderia chegar a até 12 horas por dia. Nesta sexta, o ministro negou que essa seja a intenção. Ele disse que foi mal interpretado e que não há plano de aumentar a carga semanal para 48 horas. “Direito você mantém, não retira”, afirmou ele em entrevista à Rádio Estadão.

Seja qual for o teor da reforma trabalhista que chegará ao Congresso, o tema lança luz sobre um fato nem sempre lembrado nas discussões sobre as mudanças nas relações de trabalho que o governo pretende encabeçar: o brasileiro já é um dos trabalhadores com a maior jornada no mundo.

A lei estabelece carga de até 44 horas semanais no país. Como nem todos os trabalhadores estão em empregos com essa jornada, a média no país foi de 39,9 horas trabalhadas por semana em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se considerados os dados dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne 34 países, quase todos eles do chamado Primeiro Mundo, o Brasil ficaria em quarto lugar entre os de maior jornada.

Veja na galeria a seguir o ranking das jornadas médias de trabalho dos países da OCDE em 2015. A lista inclui o Brasil, que não integra a entidade.

Publicidade

Publicidade