Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carga de 12h? Brasileiro já é um dos que mais trabalham no mundo

Na comparação com países ricos, Brasil seria, na média, o país com a quarta maior jornada semanal de trabalho

Nesta quinta-feira, declarações do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, deram a entender que a proposta de reforma trabalhista defendida pelo governo permitiria a mudança da jornada, que poderia chegar a até 12 horas por dia. Nesta sexta, o ministro negou que essa seja a intenção. Ele disse que foi mal interpretado e que não há plano de aumentar a carga semanal para 48 horas. “Direito você mantém, não retira”, afirmou ele em entrevista à Rádio Estadão.

Seja qual for o teor da reforma trabalhista que chegará ao Congresso, o tema lança luz sobre um fato nem sempre lembrado nas discussões sobre as mudanças nas relações de trabalho que o governo pretende encabeçar: o brasileiro já é um dos trabalhadores com a maior jornada no mundo.

A lei estabelece carga de até 44 horas semanais no país. Como nem todos os trabalhadores estão em empregos com essa jornada, a média no país foi de 39,9 horas trabalhadas por semana em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se considerados os dados dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que reúne 34 países, quase todos eles do chamado Primeiro Mundo, o Brasil ficaria em quarto lugar entre os de maior jornada.

Veja na galeria a seguir o ranking das jornadas médias de trabalho dos países da OCDE em 2015. A lista inclui o Brasil, que não integra a entidade.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Elizete Ferraz

    Vou cancelar de vez minha assinatura. Não pago para ler memtiras de um jornalistazinho petista

    Curtir

  2. Caleb Fagundes

    Finalmente uma matéria imparcial , que usa dados em suas afirmações. Muito boa.

    Curtir

  3. Francisco Lemos

    somos tambem os que mais pagam derrama de renda, oops!, imposto de renda.
    Somos os que mais pagam pelo combustivel podre (alguns chamam de gasolina). Somos os que pagam duas vezes pelo mesmo servico que o estado nao forneca apesar de cobrar fortunas dos otarios, oops! cidadaos. Exemplo: pogamos por saude publica e planos de saude privada, pagamos por seguranca publica e tambem privada, etc……………………………………………………………
    Ou seja, o brasileiro e o que mais paga e recebe menos no mundo…

    Curtir

  4. Também não vou renovar mais minha assinatura. O que já foi um dia a revista Veja. Jornalismo superficial.

    Curtir

  5. Um País que vive da exploração do povo, haja visto o sistema financeiro (bancos) que faturam bilhões no Brasil, sem nenhum esforço. País tá podre!

    Curtir

  6. Gerson Monteiro

    Mas há muitos feriados no Brasil… Ao menos 1/3 poderiam ser cortados… E as férias no meio do ano podem ser só de 15 dias…

    Curtir

  7. Redação amadora, façam o favor de contratar redatores decentes! 12 por dia?? Eita burrice

    Curtir