Clique e assine a partir de 8,90/mês

Capitalização da Petrobras tornou a BM&F Bovespa a segunda maior bolsa do mundo

Afirmação foi feita pelo presidente da Bovespa, Edemar Pinto

Por Da Redação - 24 set 2010, 10h23

Segundo Pinto, a bolsa atingiu a um valor de mercado de 30,4 bilhões de reais, que foi 25% maior dos que as três principais bolsas do mundo, Nova York, Londres e Nasdaq

A capitalização da Petrobras tornou a BM&FBovespa a segunda maior bolsa de valores do mundo. A afirmação foi feita nesta sexta-feira pelo presidente da Bovespa, Edemir Pinto. De acordo com ele, a mega oferta de ações da estatal fez com que a bolsa brasileira atingisse a segunda colocação no mercado mundial no fechamento do pregão de quinta-feira.

Segundo Pinto, a bolsa atingiu a um valor de mercado de 30,4 bilhões de reais, que foi 25% maior dos que as três principais bolsas do mundo, Nova York, Londres e Nasdaq. Na noite de quinta-feira, a Petrobras arrecadou 120,36 bilhões de reais em sua mega oferta de ações, a maior já realizada em todo o mundo, garantindo recursos para a exploração do pré-sal e assumindo um lugar central no mercado financeiro global.

A demanda total na operação chegou a 140 bilhões de dólares, o dobro dos 70 bilhões de dólares apurados na capitalização, de acordo com o câmbio atual. É de longe a maior operação do tipo já realizada, ultrapassando a emissão da empresa de telecomunicações japonesa NTT, que movimentou 36,8 bilhões de dólares em 1987 e até agora era considerada a maior oferta de ações do mundo.

A cerimônia de abertura do pregão da Bovespa nesta sexta conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazendo, Guido Mantega. Edemar Pinto aproveitou para cobrar do governo a redução de taxas e a concessão de maiores incentivos à entrada de novos investidores no mercado de capitais. “Devemos buscar novos patamares de excelência. Pedimos uma mudança na cobrança do IOF. Não faz sentido a incidência deste custo, que impacta diretamente sobre as empresas de pequena e médio porte que poderiam estar utilizando a bolsa”, disse.

Continua após a publicidade
Publicidade