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Campanha da Fiat ‘Vem pra rua’ sairá do ar no sábado

Música cantada por Falcão, de O Rappa, lançada na campanha da montadora em maio, foi absorvida por manifestantes como mote dos protestos

Por Naiara Infante Bertão
18 jun 2013, 18h28

No início de maio, quando lançou a campanha publicitária ‘Vem pra rua’, a Fiat não imaginava a repercussão que teria sua música-tema, de mesmo nome, cantada por Falcão, do grupo O Rappa. A batida animada e a letra chamando as pessoas para as ruas do país para torcer – em teoria, para os jogos de futebol – não caiu apenas nas graças dos torcedores da Copa das Confederações. O mesmo clima convidativo foi absorvido por manifestantes de todo o país que usaram a música para convidar mais pessoas a aderirem às passeatas nas grandes cidades. O clipe verde-amarelo e sorridente, que remetia ao futebol, foi substituído por imagens de protestos, manifestantes levantando cartazes, gritando e confrontos. A única coisa que permaneceu foi voz de Falcão no ritmo da campanha da montadora.

Coluna GPS, de Paula Neiva: #vemprarua, a campanha da Fiat na corda bamba

Chegou-se a especular que a Fiat não teria gostado, porém, da associação com os protestos – e queria finalizar antes do tempo a campanha. Procurada, a montadora garante que as inserções publicitárias terminam sim nesta semana, especificamente no sábado – mas não devido à repercussão nos protestos, e sim porque estava no cronograma. “A Fiat jamais cogitou suspender a campanha”, disse a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa. “A Fiat elaborou a campanha ‘Vem Pra Rua’ com foco único e exclusivo na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros. Ela se insere em uma ampla plataforma de comunicação para celebrar os muitos momentos esportivos que o Brasil vive no presente e nos próximos anos, até 2016. A veiculação da campanha está programada para até o dia 22 de junho, conforme previsto originalmente.”

Não há dúvida de que a publicidade espontânea para a Fiat foi bem significativa. A hashtag #vemprarua se disseminou rapidamente nas redes sociais e se tornou uma espécie de grito de guerra para a maioria dos manifestantes, ao lado de #ogiganteacorda e #acordabrasil. O eco das palavras animadas de Falcão fez até parecer, para muitos que assistiam à repercussão dos protestos nesta segunda-feira, que a montadora teria intensificado a veiculação do vídeo publicitário. Mas, a empresa garante que não. “Não houve alteração na campanha em relação ao planejado. A quantidade de inserções manteve-se estável, conforme o plano de mídia”, afirmou. Nas redes sociais, a Fiat também diz que nada mudou.

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A criação da campanha publicitária é da Agência Fiat, que reúne profissionais da Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar. Na ocasião em que foi lançada, a Fiat afirmou que o projeto é seu maior investimento este ano e deve fazer parte da comunicação da marca até o final de 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol.

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Exemplo de vídeo que usa a música-tema da campanha da Fiat:

Vídeo original da campanha da Fiat:

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