Campanha da Fiat ‘Vem pra rua’ sairá do ar no sábado
Música cantada por Falcão, de O Rappa, lançada na campanha da montadora em maio, foi absorvida por manifestantes como mote dos protestos

No início de maio, quando lançou a campanha publicitária ‘Vem pra rua’, a Fiat não imaginava a repercussão que teria sua música-tema, de mesmo nome, cantada por Falcão, do grupo O Rappa. A batida animada e a letra chamando as pessoas para as ruas do país para torcer – em teoria, para os jogos de futebol – não caiu apenas nas graças dos torcedores da Copa das Confederações. O mesmo clima convidativo foi absorvido por manifestantes de todo o país que usaram a música para convidar mais pessoas a aderirem às passeatas nas grandes cidades. O clipe verde-amarelo e sorridente, que remetia ao futebol, foi substituído por imagens de protestos, manifestantes levantando cartazes, gritando e confrontos. A única coisa que permaneceu foi voz de Falcão no ritmo da campanha da montadora.
Coluna GPS, de Paula Neiva: #vemprarua, a campanha da Fiat na corda bamba
Chegou-se a especular que a Fiat não teria gostado, porém, da associação com os protestos – e queria finalizar antes do tempo a campanha. Procurada, a montadora garante que as inserções publicitárias terminam sim nesta semana, especificamente no sábado – mas não devido à repercussão nos protestos, e sim porque estava no cronograma. “A Fiat jamais cogitou suspender a campanha”, disse a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa. “A Fiat elaborou a campanha ‘Vem Pra Rua’ com foco único e exclusivo na alegria e paixão que o futebol desperta nos brasileiros. Ela se insere em uma ampla plataforma de comunicação para celebrar os muitos momentos esportivos que o Brasil vive no presente e nos próximos anos, até 2016. A veiculação da campanha está programada para até o dia 22 de junho, conforme previsto originalmente.”
Não há dúvida de que a publicidade espontânea para a Fiat foi bem significativa. A hashtag #vemprarua se disseminou rapidamente nas redes sociais e se tornou uma espécie de grito de guerra para a maioria dos manifestantes, ao lado de #ogiganteacorda e #acordabrasil. O eco das palavras animadas de Falcão fez até parecer, para muitos que assistiam à repercussão dos protestos nesta segunda-feira, que a montadora teria intensificado a veiculação do vídeo publicitário. Mas, a empresa garante que não. “Não houve alteração na campanha em relação ao planejado. A quantidade de inserções manteve-se estável, conforme o plano de mídia”, afirmou. Nas redes sociais, a Fiat também diz que nada mudou.
Leia mais:
Sexto protesto pela redução da tarifa será nesta terça-feira
A criação da campanha publicitária é da Agência Fiat, que reúne profissionais da Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar. Na ocasião em que foi lançada, a Fiat afirmou que o projeto é seu maior investimento este ano e deve fazer parte da comunicação da marca até o final de 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol.
Exemplo de vídeo que usa a música-tema da campanha da Fiat:
Vídeo original da campanha da Fiat:
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)