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Campanha da Fiat ‘Vem Pra Rua’ deveria acabar – mas continua

Apesar de a empresa ter garantido que a campanha sairia do ar no sábado, ainda no domingo era possível ver a propaganda do 'Vem pra rua' nos intervalos das TVs aberta e paga

Por Da Redação
24 jun 2013, 18h55

Logo que as manifestações estouraram no Brasil inteiro, a Fiat tratou de desmentir sua intenção de desvincular a campanha “Vem pra rua” dos protestos, como alguns disseram que a empresa estava tentando fazer. A associação da música-tema da campanha, do cantor Falcão, do grupo O Rappa, foi absorvida de imediato pelas multidões. Na semana passada, a montadora garantiu que seguia apenas o cronograma inicial e que a campanha terminaria no sábado, dia 22, antes mesmo do fim da Copa das Confederações – fato que causou, no mínimo, desconfiança, já que a campanha tem como gancho os jogos.

Contudo, ainda no domingo era possível ver a campanha sendo veiculada não apenas na TV paga, no cinema ou outras mídias, que, segundo a própria empresa, poderiam permanecer até meados desta semana, também como na TV aberta. A Fiat nega, contudo, que vem tentando – ainda que discretamente – valer-se da associação com os protestos.

Procurada novamente pelo site de VEJA, a Fiat afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o fim da campanha anunciado para sábado não significava, na verdade, sua extinção. Segundo a empresa, a peça pode ser veiculada por contratos remanescentes que não necessariamente acabariam no dia 22 – mas que isso só corresponde a 10% do total da veiculação – os outros 90% já teriam, disse a Fiat, acabado no sábado.

A empresa lembrou ainda que a nova campanha – do Fiat Idea – já entrou no próprio domingo em circulação. E disse ainda que pode retomar a campanha “Vem Pra Rua” em outro momento.

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Diageo – Enquanto isso, outra propaganda – dessa vez do uísque Johnnie Walker, também está em evidência. O público se apropriou totalmente da campanha institucional da marca de 2011 “O gigante acordou”, encomendada pela Diageo, dona da marca de bebidas, e produzida pela agência Neogama/BBH. Daí surgiu a hashtag #ogiganteacordou. Foi a primeira vez que a fabricante de bebidas desenvolveu uma campanha especificamente para um país.

Uma pesquisa feita pelo grupo Máquina identificou ainda que mais de 62 milhões de pessoas foram impactadas nas redes sociais com a hashtag #ogiganteacordou. Confira o vídeo original da Diageo, de 2011, e sua versão-protesto.

Vídeo original “O gigante acordou – Keep Walking Brazil”:

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Versão-protesto, editada e veiculada na semana passada:

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